Curiosidades

 

 

O olho pinhole do Nautilus

 

O molusco Nautilus: ao contrário de outros crustáceos, os olhos do Nautilus não têm cristalinos (lentes). Seu olho comporta-se como uma pinhole. O molusco é considerado um “fóssil vivo” para a teoria da evolução.

 

 

 

 

 

                                imagem in blog.mcientifica

Existem câmeras feitas com muita criatividade.

Dois exemplos abaixo:

 

A imagem da esquerda foi obtida por Abelardo Morell transformando seu quarto em uma câmara escura: Image of Manhattan View Looking West in Empty Room, 1996.

 

A imagem à direita é de Marja Pirilӓ - Snow Camera Obscura –– Suécia, 1996.

 

 

 

 

O hangar pinhole

 

A maior pinhole feita até o momento foi projetada por fotógrafos para homenagear o Marine Corps Air Station El Toro MCAS in Irvine California.

 

Data: 8 de julho de 2006. Tamanho da foto: 9,62 m x 33,83 m, tamanho do furo: 6 mm a 4,5 m do solo. Tempo de exposição: 35 min. A revelação foi feita em uma piscina e foram utilizados aproximadamente 2.300 litros de revelador e 4.500 litros de fixador.

 

Pinhole caixa de fósforos 

 

Vídeo 1 - Fazendo a câmera​                                                                                            Vídeo 2 - Tirando a foto

 

Clip: a imagem invertida

 

Clip do programa "Click no Buraco da Agulha" veiculado pela AllTV, SP - BR. 

 

 

O vídeo discute a fotografia pinhole, o processo de formação de imagem e a semelhança entre o princípio de funcionamento do olho e da câmera fotográfica.

 

 

 

The room and the pinhole camera 

O quarto e a pinhole

 

Excerto do programa popSiren in Revision 3 TV, que mostra a experiência realizada pela Dra. Kiki Sanford ao transformar um quarto em uma pinhole, e obter imagens da cidade de São Francisco (EUA), em 2008.