O fotômetro ILFORD

 

Fnumber

 

Dissemos anteriormente que um dos fatores que interfere na imagem é o diâmetro do furo. Associamos a cada diâmetro um número chamado de Fnumber que é encontrado dividindo-se a distância focal da câmera pelo diâmetro do orifício. No exemplo que vamos utilizar abaixo a câmera tinha uma distância focal F=75 mm e o diâmetro do furo = 0,30 mm. Seu Fnumber = 75/0,3 = 250. 

 

 

 

Um dispositivo simples feito com cartolina 240g é útil para o cálculo aproximado do tempo de exposição para fotografar com pinhole.

 

 

 

O fotômetro é constituído por três discos concêntricos que giram livremente em torno de um ponto cenral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotômetro ILFORD.jpg

Os três discos do fotômetro

 

 

À direita o disco branco relaciona os Fnumber  associados aos diâmetros dos furos;

 

O disco verde abaixo relaciona a sensibilidade do papel/filme (ISO);

 

 

Abaixo e a direita o disco azul vai nos dar a resposta do tempo de exposição quando os discos estiverem ajustados: ISO + luminosidade + Fnumber  = tempo de exposição.

 

 

Fotômetro Pinhole#Fnumber da Pinhole.jpg
Fotômetro Pinhole#ISO do papel ou filme.jpg
Fotômetro Pinhole#Tempo.jpg

 

 

O fotômetro é construído superpondo-se o disco branco sobre o verde, que têm mesmos diâmetros, e ambos sobre o azul que tem diâmetro maior. Os dois primeiros preenchem exatamente a área branca do disco azul.

 

 

Exemplo:

 

Procedimento: Giramos o disco branco sobre o verde até encontrarmos o ISO do nosso papel ou filme. No caso ISO = 6. A seguir giramos os dois discos branco e verde com sincronia até que a seta verde se posicione na luminosidade do dia, ensolarado. Conhecendo-se o Fnumber da pinhole, 250, lemos no disco azul o tempo de exposição = 30 segundos. 

 

 

Fotômetro ILFORD.jpg